Palavras-chave no Pinterest – são assim tão importantes?

Quando falamos do Pinterest, a primeira ideia que nos surge são imagens apelativas, seja porque são casas de sonhos, DIY fora da caixa ou até a inspiração perfeita para o convite para o nosso casamento. Naturalmente, a última coisa de que nos podemos eventualmente lembrar são as palavras-chave, certo? Mas elas existem, estão em cada pin e, se lhes dermos a sua importância, podem jogar muito a nosso favor.

O peso que uma boa palavra-chave tem numa publicação do Pinterest é grande e a sua descoberta não é de agora. Se pensarmos bem, como é que procuramos conteúdo nesta plataforma? Sempre com palavras. Se quisermos inspiração para um picnic country chic, a primeira coisa que fazemos é procurar imagens sobre este tema com estes três termos – e é desta forma que nos aparecem centenas e centenas de sugestões que vão servir de base para o nosso projecto. 

palavras-chave pinterest

“Pescadinha de rabo na boca” e outras analogias com animais

Já ouviram falar da expressão Pinterest Rabbit Hole? Para quem não conhece esta expressão, o seu significado é simples: refere-se a algo que é extremamente cativante e que, ao mesmo tempo, consome grande parte (ou pelo menos uma boa parte) do nosso tempo. Quantas vezes não fomos ao Pinterest só à procura de uma imagem para os miúdos pintarem e de repente, sem nos apercebermos, já estamos há vários minutos a navegar no campo “Mais deste género”? Esta é a área dos Pins Relacionados – e faz todo o sentido que queiramos que os nossos pins apareçam aqui.

Quanto melhor soubermos escolher as palavras certas para associar a cada um dos nossos pins, mais facilmente será para o Pinterest fazer ligações relevantes a outros conteúdos. Para aumentar a probabilidade de aparecer na área dos Pins Relacionados, sugiro que publiques diariamente no teu perfil, uma vez que o Pinterest favorece conteúdo mais recente (até 7 dias, no máximo).

Nota: Nenhum animal foi magoado durante a elaboração deste ponto.

O poder das palavras-chave no Pinterest

Nos últimos meses, pudemos observar alterações relativamente ao algoritmo do Pinterest, mas uma coisa continua a ser certa: o Pinterest continua a ser uma plataforma onde as pessoas procuram e descobrem inspirações. O que significa isto? Que as palavras-chave continuam a ter um peso orgânico gigante.

É super importante termos em consideração a conjuntura em que nos inserimos e termos noção do que se passa à nossa volta, pois a palavra-chave que hoje é um enorme sucesso e leva as pessoas exactamente aos nossos pins, amanhã pode virar-se contra nós. Há um excelente exemplo dado neste artigo da Simple Pin Media que é muito claro: se em Janeiro de 2020 alguém pesquisasse no Pinterest pelas palavras DIY máscara facial, era certo que iriam aparecer imensos pins com máscaras caseiras para a cara, DIY de beleza, etc. No entanto, a partir de Março do mesmo ano, as pessoas passaram a ser reencaminhadas para imagens de máscaras comunitárias. Não é necessário sermos experts em tudo o que se passa na actualidade, mas para termos pins bem posicionados, não custa nada percebermos o que se passa à nossa volta e se isso terá alguma influência nas pesquisas realizadas.

Então como sabemos que palavras-chave escolher?

No que toca à escolha de palavras-chave no Pinterest, há duas palavras de ordem: estratégia e especificidade. Sem estas duas ideias, torna-se uma luta inglória a escolha de boas palavras-chave. A ideia não é que toda a gente veja os nossos pins, mas sim que o nosso público-alvo chegue até eles.
Imaginemos o seguinte exemplo: eu tenho uma loja de estacionário completamente virado para mulheres jovens empreendedoras. Desde agendas personalizadas, lápis dourados, clips em forma de estrela e planners focados em pequenos negócios, tenho tudo o que pode agradar a este público-alvo. Que interesse tenho em atrair adolescentes ou mulheres reformadas? Claro que estas pessoas também podem vir a comprar os meus produtos ou serviços, mas não é para elas que eu estou a comunicar.

Bloco de notas, caneta, acção!

Ok, se calhar não tão específico – podem fazer o próximo passo no computador! 😀

A ideia aqui é pensarmos em várias palavras que se identifiquem com o nosso projecto e que consigam trazer até ele o nosso público-alvo. Desta forma, podemos criar duas listas de palavras-chave: uma com termos mais genéricos (a serem usados nos títulos dos pins) e outra com termos mais específicos (a serem usados nas descrições). Depois de definirmos estes dois grupos, o mais sensato será:

  • fazer uma pesquisa no Pinterest pelas palavras escolhidas para verificar que tipo de pins estão associados;
  • usar a ferramenta Pinterest Trends para verificar que palavras estão a ser mais procuradas no país que estamos a trabalhar (isto porque, apesar de vivermos no Brasil, podemos querer chegar ao público alemão – the perks of living in a digital era!).
importância das palavras-chave no pinterest

O algoritmo, essa rotunda a que temos que dar a volta

O algoritmo, sempre o algoritmo, right? Pois é, mas para termos sucesso, às vezes temos de enfrentar os nossos demónios e dar-lhes a volta! Neste caso, é o algoritmo do Pinterest que selecciona os tópicos relevantes para o Pin que estamos a ver; é ele que vai determinar se os nossos pins são ou não relevantes para a pesquisa que alguém possa estar a fazer. E como é que ele faz isto? Através de keywords (ou palavras-chave). Heath Vinicombe, engenheiro de software na Pinterest, explica:

As keywords são palavras ou frases curtas entre uma e seis palavras que descrevem o assunto do Pin. Além do seu conteúdo de texto, cada keyword também possui uma pontuação de confiança e um idioma associado. Extraímos várias keywords por Pin, num total de 28 idiomas.

A primeira etapa na computação de keywords para um Pin é extrair potenciais candidatos de uma variedade de fontes de texto, como:

  • Título, descrição, URL do pin
  • Nome e descrição do álbum
  • Título da página e descrição do link
  • Consultas de pesquisa que frequentemente levam a cliques no Pin
  • Nomes de objetos detectados na imagem usando um classificador visual

Portanto, e recapitulando, se as pessoas podem chegar aos nossos pins através da sua pesquisa no motor de busca do Pinterest ou através de pins relacionados com os nossos, como é que as palavras-chave no Pinterest não são super importantes para nós?

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