Conta de Negócios vs Conta Pessoal no Pinterest – Quais as Diferenças

Quando criamos a nossa conta pessoal no Pinterest, o mais normal é que seja para procurarmos coisas pessoais, uma inspiração específica ou imagens que nos agradem para qualquer outro fim. Pelo caminho, se o nosso próprio conteúdo se tornar relevante para outras pessoas, são elas que nos vêm procurar e, quem sabe, fazer negócio. Ou seja, aquela que começou por ser a nossa conta pessoal torna-se profissional, quase de forma orgânica e sem que nos apercebamos bem do que aconteceu. Qual é o grande problema disto? Podemos estar a perder oportunidades de ouro simplesmente porque nem nos lembrámos de transformar a nossa conta pessoal numa conta de negócios (Business).

Vejamos qual é a diferença entre conta pessoal e conta de negócios no Pinterest.

conta de negócios no Pinterest

Então, o que ganho com uma Conta de Negócios?

A conta de negócios no Pinterest traz imensas vantagens a negócios como o teu. E o melhor de tudo: podes ter uma de forma completamente gratuita. Portanto, se queres dar um boost ao teu projecto, vê só o que andas a perder:

  • Foto de capa: Até pode nem parecer uma grande coisa, mas com a conta business podes personalizar o teu perfil (o que torna tudo muito mais profissional). Altera a tua imagem de capa, destaca os Pins de uma pasta específica ou elabora um visual no Canva, para a tua conta ter um ar mais profissional;
  • Rich Pins – Depois de activares a tua conta business e de mostrares ao Pinterest que determinado site te pertence (Reivindicar a conta), consegues activar os Rich Pins (Pins Avançados ou Pins Detalhados). Se os teus Rich Pins não estiverem activos e a funcionar, muito provavelmente a estratégia do Pinterest vai estar tão optimizada quando poderia estar. Então o que fazem os Rich Pins por ti? Este tipo de pins permitem que os teus pins tenham mais informação, fazendo com que eles sejam mais relevantes para o mecanismo de procura da plataforma. Com isto, aumenta a sua relevância e, com ela, o teu algoritmo também melhora;
  • Pinterest Analytics: Por norma, quem tem um uma conta de empresa no Pinterest é produtor de conteúdo e usa esta plataforma para divulgar os seus produtos e/ou serviços. A ideia é sempre criar impacto no maior número possível de pessoas e gerar tráfego no seu próprio site, portanto ter uma noção traduzida em números sobre o seu público e a relação que ele tem connosco é fundamental para conseguir melhores resultados de vendas. O Pinterest Analytics dá-nos acesso a métricas como o número de utilizadores que reagiram ao nosso conteúdo, cliques, pins salvos, além de diversas outras informações relevantes para o crescimento do nosso negócio;
  • Pin Builder: Esta é uma ferramenta que não vais querer perder! O Pin Builder é o que precisas para editar os teus pins, de modo a que estes fiquem perfeitos, seguindo as melhores práticas do Pinterest. Vais poder adicionar o teu logótipo, texto à imagem, alterar a sua proporção, etc.;
  • Pin Scheduler: Com esta opção vais poder agendar as tuas publicações de forma estratégica e mais conveniente para o teu projecto.

Posso transformar a minha Conta Pessoal em Conta de Negócios?

Claro que sim! E é muito fácil, basta seguires os passos abaixo:

  1. Começa por fazer o login na tua conta pessoal;
  2. Depois, vai às Definições (ou a pinterest.com/business/convert/ );
  3. No lado esquerdo, clica em Definições de Conta;
  4. Faz o scroll para baixo até chegares onde diz “Associa a tua conta de empresa e a tua conta pessoal” e clica em Começar;
  5. Preenche os dados que te pedem (nome comercial e site; depois seleciona o tipo de negócio que melhor se enquadra no teu projecto);
  6. Et voilá!
conta de negócios no Pinterest
conta de negócios no Pinterest

E é só isto! Super simples, certo? Vai lá rapidinho ver como se faz que eu fico à tua espera para continuar a explicar-te o resto 🙂

E se quiser criar uma Conta de Negócios do Zero?

No caso de quereres criar uma conta de empresa do zero, o Pinterest também te permite fazer isso. Para isso, os passos também são simples:

  1. Regista-te, usando o teu nome e o teu endereço de email. Se tiveres um email profissional do teu projecto, aconselho-te a usá-lo aqui em vez do teu email pessoal. A plataforma vai pedir-te que escolhas um user name para a tua conta com apenas 14 caracteres. Opta por um nome que seja igual ou muito parecido ao nome do teu projecto (por exemplo, no meu caso, escolhi digitalvera que era o nome do meu negócio quando comecei);
  2. Preenche ou selecciona as opções de forma a que o Pinterest consiga conectar a tua conta ao teu site;
  3. Volta para as configurações de perfil e conclui a configuração da conta selecionando um nome comercial.

And that’s it! 

O que posso fazer para melhorar a minha Conta de Negócios Pinterest?

Agora que já tens a tua conta de empresa configurada e pronta para espalhar a tua magia, deixo-te algumas dicas que te vão ser muito úteis para continuares a ter um negócio com sucesso:

1. Lembra-te de manteres o teu perfil profissional actualizado

Não é à toa que esta dica aparece no topo da minha lista. Há dois grandes motivos para isso: os teus (potenciais) clientes e tu, o criador de conteúdo.

No que toca ao público-alvo, há poucas coisas piores que uma “loja” abandonada. O que quero dizer com isto é: imagina que queres muito comprar um gelado. Se chegas à gelataria e está tudo vazio, sem ninguém, com uma porta aberta e o vento a fazer corrente de ar (parece até meio sinistro, não?), por muito bom aspecto que tenham os gelados nas fotografias nas paredes, não vais querer comprar nada, certo? Com a tua conta business do Pinterest é a mesma coisa. Se a tua última “aparição” aconteceu já há semanas, que credibilidade tem o teu negócio?

Por outro lado, tu, enquanto criador de conteúdo, precisas de manter o teu perfil actualizado para conseguires usufruir de leituras correctas por parte do Pinterest Analytics e poderes melhorar a tua estratégia sempre que possível (manter uma página atractiva, ter uma distribuição intencional, perceber que audiência estás a alcançar, ver as tuas visitas mensais, etc.).

2. Reivindica o teu site

Quando crias conteúdo para partilhar no Pinterest, a tua ideia tem de estar sempre no encaminhamento das pessoas para o teu site – daí ser tão importante mostrares ao Pinterest que determinado domínio te pertence. Actualmente, é possível não só fazer isso, como também fazê-lo com outras plataformas (como por exemplo o Instagram, Etsy e YouTube), ou seja, a foto de perfil da tua conta de negócios do Pinterest vai aparecer em todos os pins que venham dos teus sites/plataformas.

Outra vantagem é que vais poder ver que conteúdos teus é que as pessoas estão a guardar e obter métricas para esses pins. Isto permite que eles tenham a distribuição certa e há uma grande probabilidade que as visitas mensais ao teu perfil aumentem.

conta de negócios no Pinterest

3. Os teus Rich Pins

Os Rich Pins, como vimos anteriormente, mostram informação extra em cada pin. Com estes pins activados, vais poder fazer publicações mais atractivas e úteis que te vão ajudar em dois aspectos: aumentar o engagement e aumentar o tráfego para o teu site. 

Neste momento, podes contar com quatro tipos de Rich Pins:

  • Pins de produto – agilizam a compra. Incluem preço, disponibilidade e onde comprar o teu produto;
  • Pins de receita – ajudam na confecção de receitas, pois têm todas as informações necessárias: ingredientes, tempo de preparação e porções;
  • Pins de artigo – facilitam a vida dos utilizadores no momento de salvar informação que eles consideram importante. Estes pins mostram o título, o autor e a descrição da história;
  • Pins de app – estes mostram como instalar o botão para que as pessoas possam fazer download da app sem sair do Pinterest (por agora, só são compatíveis com iOS).

4. Programador de Pins

Para seres bem-sucedido no Pinterest, é extremamente importante que publiques conteúdo de forma regular. Pins novos conseguem aumentar o engagement e originar uma distribuição mais forte dos conteúdos. Para fazer isto de forma eficaz, podes usar o Programador de Pins, uma ferramenta que o Pinterest dá aos utilizadores para ajudá-los a reduzir o tempo gasto na criação e na publicação de conteúdo.

TRÊS DICAS IMPORTANTES PARA O MINDSET PERFEITO

Agora que já entendeste a importância que tem uma conta de negócios no Pinterest, deixo-te aqui algumas dicas que vão melhorar toda a tua experiência nesta plataforma:

O poder visual: para estares bem posicionado no Pinterest, tens que ter uma imagem forte – afinal de contas, não te esqueças que esta plataforma é um motor de busca de imagens;

A importância das palavras-chave: se analisarmos bem e tivermos que comparar o Pinterest a outra plataforma, rapidamente percebemos que é mais parecida com o YouTube ou o Google do que propriamente com redes sociais como o Instagram e o Facebook. Os utilizadores chegam a estes motores de busca para pesquisar qualquer coisa – e fazem-no através de palavras-chave. Por isto, as palavras-chave são literalmente a chave que combina as consultas com os resultados das pesquisas e, consequentemente, com o teu conteúdo;

Consistência acima de tudo (ou, pelo menos, acima de muita coisa!): obter resultados no Pinterest pode levar algum tempo, por isso é muito importante que sejas consistente na publicação de conteúdo. De outra maneira, será o mesmo que tentar acender uma grande fogueira atirando um pauzinho de cada vez para o monte. Partilha os teus produtos ou serviços baseando-te nas palavras-chave que estão mais em voga para que consigas atender às necessidades do teu público-alvo.

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Este foi um artigo um pouco mais comprido que o normal, mas julgo que a informação é muito útil e que te vai ajudar imenso no momento de criares a tua conta de negócios no Pinterest. 

Qualquer dúvida, estou aqui para te ajudar!

Pinterest diferença entre conta pessoal e conta de negócio

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