Como usar Pins de Vídeo no Pinterest: 6 etapas fáceis

Malta, a espera acabou! Se és dos que estava fervorosamente à espera que alguém te explicasse de uma vez por todas como usar vídeos nos teus Pins, fica comigo e lê este artigo até ao fim! Hoje preparei para ti um verdadeiro passo a passo para aprenderes isto de uma forma rápida e simples.

Como fazer upload de um pin de vídeo para o Pinterest

Em primeiro lugar (e eu sei que isto pode parecer repetitivo ou chato, mas…), é preciso que a conta que estejas a usar seja uma conta de negócios. Portanto, se queres fazer o upload de um ficheiro de vídeo, certifica-te de teres convertido a conta que estás a usar. No entanto, já ouvi algumas histórias de como isto não foi assim tão simples, pois o que o Pinterest dizia era que apenas os anunciantes com um perfil de facturação válida podiam fazer upload de um vídeo. O meu conselho é: caso estejas a ter algum problema, vale a pena adicionar um cartão de crédito válido ao teu painel de anúncios do Pinterest (atenção: não precisas de fazer um Pin promovido, esta é só uma forma de activar esta opção!).

Agora que a conta está OK, vamos ao ficheiro propriamente dito. É crucial que te certifiques de que as seguintes especificações do vídeo estejam em vigor:

  • Tipo de arquivo: .mp4, .mov ou .m4v;
  • Tamanho máximo: 2 GB ou menos; 30 minutos ou menos;
  • Proporção: recomendo quadrado (1: 1) ou vertical (2: 3 ou 9:16);
  • Resolução: mínimo de 240p.
Pin de Vídeo

Que tipos de pins de vídeos funcionam bem no Pinterest?

Duração

Qualquer vídeo com menos de um minuto é um bom teaser para o que queres mostrar (seja uma receita, um projecto ou um produto). Ainda assim, os vídeos que obtiveram melhores resultados nos testes do Pinterest foram os que tinham uma duração inferior a 30 segundos. Para a maior parte dos negócios, por cada segundo extra de vídeo, o número de cliques e de acções de guardar diminuiu.

Conteúdo

Os vídeos em hiperlapse que estamos habituados a ver noutras plataformas (como no Facebook) e que nos mostram alguém a fazer algo teoricamente complexo são super! Conseguem, em poucos segundos, mostrar o quão fácil é (ou pelo menos parece ser) determinada tarefa, o que faz com que as pessoas se interessem por aquele conteúdo. 

O passo a passo que te faltava!

Agora que já estás munido de toda a informação que precisavas, vamos então perceber exactamente como funciona a criação de um Pin com vídeo:

Etapa 1 

Abre a tua conta Pinterest. No canto superior esquerdo clica em Criar > Criar Pin.

Etapa 2

Faz o upload do teu vídeo. 

Nesta fase, o Pinterest fornece todas as especificações correctas necessárias (à direita da caixa de envio). O envio do vídeo pode demorar um pouco, mas tenho visto tempos de envio cada vez mais rápidos, por isso é só esperar que esta acção esteja concluída.

Etapa 3

Adiciona o título, a descrição e o link de destino (URL) que queres para o teu Pin.

Etapa 4

Escolhe um Álbum para o teu vídeo. 

Recomendo que comeces com o álbum que mais se aproxima do tópico abordado no vídeo. Isso permitirá que os dados da palavra-chave sejam anexados ao Pin.

Etapa 5 

Agenda o teu Pin ou publica-o imediatamente. 

Nota que este processo pode levar, em média, 24 horas para que o Pin com vídeo seja aprovado. Isto é assim tanto para vídeos orgânicos como para vídeos promovidos. Também será necessário verificar se o vídeo foi publicado. Outra questão é que não poderás partilhar o conteúdo do teu vídeo até que o vídeo seja aprovado e esteja online.

Etapa 6

Partilha o teu novo Pin com vídeo! 

Já com o Pin aprovado, copia o link do Pin e partilha noutras plataformas sociais ou com a tua mailing list. Esta é uma óptima maneira de aumentar o alcance do Pin, do vídeo e do teu site.

Se és um criador de vídeos, esta é uma ferramenta excelente para atrair novos seguidores e potenciais clientes. A minha sugestão: quando já tiveres alguns vídeos, cria um álbum dedicado e dá-lhe um nome sugestivo, que lhe permita aparecer em pesquisas!

E é isto! Agora que já sabes como fazer upload de vídeos para o Pinterest, parece-te uma tarefa super fácil, certo? Espero que sim! Mas qualquer dúvida, não hesites em contactar-me!

Deixe uma resposta